Israel ordena fechar um dos últimos hospitais em funcionamento no norte de Gaza

O diretor do Hospital Kamal Adwan explicou à Reuters que obedecer à ordem era "quase impossível", pois não havia ambulâncias suficientes para retirar os pacientes.

Israel ordenou o fechamento e evacuação um dos últimos hospitais que ainda funcionava parcialmente na cidade de Beit Lahiya, no norte de Gaza, informou a Reuters nesta segunda-feira.  

Segundo o diretor do Hospital Kamal Adwan, Husam Abu Safiya, o exército do país judeu ordenou que a equipe médica evacuasse o hospital e levasse os pacientes e feridos para outro hospital na área. Abu Safiya relatou à Reuters que obedecer à ordem era "quase impossível", pois não havia ambulâncias suficientes para retirar os pacientes.

"Atualmente, temos cerca de 400 civis dentro do hospital, incluindo bebês na unidade neonatal, cujas vidas dependem de oxigênio e incubadoras. Não podemos evacuar esses pacientes com segurança sem assistência, equipamentos e tempo", explicou o diretor da instituição médica.

Ele alertou ainda que os militares israelenses ordenaram que os pacientes e a equipe fossem evacuados para outro hospital, onde as condições são ainda piores.

As Forças israelenses realizaram três ataques consecutivos durante a noite passada na Faixa de Gaza, matando pelo menos 11 palestinos, de acordo com a Al Jazeera.

As Forças Armadas de Israel (FDI) comunicaram no domingo que o ataque de um avião da Força Aérea do país judeu tinha como alvo  "um terrorista" do movimento palestino Hamas "operando na zona humanitária de Khan Younis".

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, os três principais hospitais do norte de Gaza - um dos quais é o Kamal Adwan - mal estão funcionando e têm sofrido repetidos ataques desde que Israel enviou tanques para Beit Lahiya e para as vizinhas Beit Hanoun e Jabalia em outubro.

O Ministério da Saúde de Gaza informou no domingo que o número total de vítimas da agressão israelense subiu para 45.259 mortos e 107.627 feridos desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023.