Uma petição de impeachment contra o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, formulada pela deputada oposicionista Carla Zambelli (PL-SP) no domingo (18/2), conta com a assinatura de 26 deputados da base aliada do Governo na Câmara dos Deputados.
O documento foi apresentado após as declarações do mandatário brasileiro, que durante conferência de imprensa no sábado, comparou as ações de Israel em Gaza com às de Adolf Hitler, responsável pelo Holocausto.
Até o momento da publicação desta matéria, 108 deputados federais já assinaram a petição, segundo informações publicadas por Zambelli no seu perfil no X.
Dos 26 signatários ligados à base governista, dois são do PSD, três do Republicanos, três do MDB, sete do PP e onze do União Brasil - partido que apesar de ter indicado três ministros para o Governo Federal, não costuma votar em conformidade com as medidas de Lula.
Os parlamentares argumentam que a fala de Lula enquadra-se como crime de responsabilidade passível de impeachment, pois a classificaram como um "ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade” citando no artigo 5º da lei 1.079/50.