China treina socorristas palestinos
Seis palestinos foram treinados durante duas semanas por uma equipe da Blue Sky Rescue da China para realizar operações de busca e resgate urbano, escreveu nesta sexta-feira o jornal South China Morning Post.
O curso, realizado na cidade chinesa de Changshu, incluiu treinamento para reforçar prédios desmoronados, cortar paredes, procurar vítimas e evacuar sobreviventes com segurança.
A equipe de busca e resgate da Defesa Civil Palestina conheceu os socorristas do Blue Sky Rescue em fevereiro de 2023, durante um trabalho conjunto realizado em Malatya, na Turquia, após um terremoto devastador de magnitude 7,8 que atingiu o leste do país e a Síria. A China enviou mais de 200 membros de sua organização de resgate para ajudar na sequência do desastre.
- Mais de 44.000 palestinos foram mortos em Gaza desde o início dos combates entre Israel e o Hamas, há mais de um ano. A ofensiva israelense no enclave palestino foi desencadeada por um ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 israelenses mortos. O grupo palestino fez mais de 250 reféns, dos quais acredita-se que cerca de 100 estejam presos em Gaza.