Notícias

Biden prepara último pacote de ajuda militar à Ucrânia, diz Reuters

Washington usará os fundos para comprar interceptores antiaéreos e munições de artilharia, no entanto, o envio pode demorar meses, enquanto a Ucrânia se prepara para mudanças na política dos EUA para o conflito.
Biden prepara último pacote de ajuda militar à Ucrânia, diz ReutersGettyimages.ru / Chip Somodevilla

O governo Biden anunciará seu último lote de US$ 1,2 bilhão em ajuda militar à Ucrânia nos próximos dias, informou a Reuters nesta sexta-feira.

De acordo as fontes, a Casa Branca usará os fundos restantes para comprar novos armamentos, especialmente interceptores de defesa antiaérea e munição de artilharia.

O apoio faz parte da Iniciativa de Assistência à Segurança para a Ucrânia, por meio da qual Washington adquire equipamentos da indústria militar norte-americana ou de seus aliados. No entanto, essas aquisições podem levar meses ou até anos para chegar ao campo de batalha, destacou a agência.

A Reuters também afirma que este pacote pode ser uma das últimas ações dos Estados Unidos em apoio militar direto à Ucrânia, já que Kiev se prepara para a posse de Donald Trump.

Trump, que questionou publicamente a ajuda militar ao país, havia prometido encerrar o conflito ucraniano em 24 horas após assumir o cargo, em 20 de janeiro.