Notícias

Autismo afeta uma em cada 127 pessoas, aponta estudo

Estima-se que 61,8 milhões de pessoas em todo o mundo estavam no espectro autista em 2021.
Autismo afeta uma em cada 127 pessoas, aponta estudoGettyimages.ru / andreswd

Estima-se que 61,8 milhões de pessoas no mundo estavam no espectro do autismo em 2021, segundo um estudo publicado na quinta-feira na revista científica britânica The Lancet Psychiatry.

A pesquisa foi realizada por cientistas do Global Burden of Disease Study 2021. De acordo com o estudo, o autismo afeta aproximadamente 1 em cada 127 pessoas, ressaltando a necessidade de detecção precoce e de serviços de apoio vitalícios para indivíduos no espectro.

Esse número representa um aumento em relação ao índice de 1 em 271 registrado em 2019.

"Essa diferença é atribuída principalmente à mudança nos métodos do GBD (o estudo Carga Global de Doença), com a exclusão de estudos que se baseiam na descoberta passiva de casos (por exemplo, registros ou estimativas de prevalência administrativa), que provavelmente subestimaram a prevalência do espectro do autismo", explica o texto.

Os pesquisadores afirmaram que pessoas autistas enfrentam um risco maior de isolamento social, dificuldades acadêmicas ou no local de trabalho, além de precisarem de apoio psicossocial ao longo da vida.

Os transtornos do espectro autista foram classificados entre os 10 principais desafios de saúde não fatais para os jovens. O estudo também destacou que a detecção precoce e o apoio contínuo resultam em grandes melhorias nos resultados.

"A persistência do problema de saúde ao longo da vida demonstra a necessidade de planejamento de políticas e prestação de serviços de saúde que atendam aos indivíduos autistas em todas as fases da vida", conclui o estudo.