Notícias

Ministro das Relações Exteriores da Rússia se reúne com Miguel Díaz-Canel em Cuba

O lado russo reafirmou seu apoio ao apelo de Havana pelo cancelamento total do embargo dos EUA contra Cuba.
Ministro das Relações Exteriores da Rússia se reúne com Miguel Díaz-Canel em CubaMinistério das Relações Exteriores da Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reuniu-se nesta segunda-feira com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, como parte de sua visita ao país caribenho.

O mandatário cubano disse, por meio de sua conta no X, que transmitiu a Lavrov "uma calorosa saudação ao presidente Vladimir Putin". "Trocamos informações sobre a dinamização das relações bilaterais em questões de interesse comum e questões relevantes da agenda internacional", declarou.

Por sua vez, desde o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, destacaram que as reuniões de Lavrov com Díaz-Canel e o chefe da diplomacia cubana, Bruno Rodríguez Parrilla, "ocorreram em uma atmosfera tradicionalmente amigável e construtiva".

"Os lados russo e cubano observaram abordagem imutável da Rússia e de Cuba em relação à inaceitabilidade categórica do uso de medidas restritivas unilaterais ilegítimas, e a aspiração de avançar conjuntamente na construção de um mundo multipolar baseado na igualdade genuína dos Estados, no respeito aos interesses mútuos e nos princípios e normas fundamentais do direito internacional", diz a declaração da Chancelaria russa.

Além disso, foi confirmada a intenção mútua de fortalecer a "parceria estratégica russo-cubana".

Ao mesmo tempo, o lado russo reafirmou seu apoio ao apelo de Havana pelo cancelamento total do embargo dos EUA contra Cuba.