Notícias

Netanyahu diz que Israel ataca Houthis 'em nome da comunidade internacional'

O primeiro-ministro israelense declarou que iemenitas "aprenderão da maneira mais difícil que quem atacar Israel pagará um preço alto"; combatentes prometeram guerra prolongada contra Israel "até que agressão contra Gaza cesse".
Netanyahu diz que Israel ataca Houthis 'em nome da comunidade internacional'AP / Ohad Zwigenberg

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que seu país está "protegendo o mundo" dos houthis por meio dos ataques contínuos das Forças de Defesa de Israel (FDI) ao território iemenita.

"Não estão apenas nos atacando, estão atacando o mundo inteiro. Estão atacando as rotas internacionais de transporte e comércio", disse ele em um vídeo. Para Netanyahu, quando Israel "age contra os houthis, age em nome de toda a comunidade internacional", acrescentando que países como os Estados Unidos e "muitos outros entendem bem isso".

O primeiro-ministro também afirmou que os houthis "estão aprendendo e aprenderão da maneira mais difícil que quem atacar Israel pagará um preço alto".

Na manhã de quinta-feira, as FDI disseram que interceptaram um míssil lançado do Iêmen. Segundo alegam, os fragmentos do míssil causaram pequenos danos a veículos estacionados e a uma escola.

Pouco depois, Israel lançou um ataque massivo contra a capital do Iêmen, Sanaa, e a cidade costeira de Hodeida, no Mar Vermelho. Mais tarde, o exército israelense confirmou que seus caças atingiram alvos militares houthis na costa oeste e no interior do Iêmen.

Por sua vez, o porta-voz dos insurgentes, Yahya Saree, reafirmou a disposição do grupo de travar uma "longa guerra" contra Israel, destacando que eles não irão recuar "até que a agressão contra Gaza cesse".