
Putin: o crescimento econômico russo em dois anos foi maior que os de EUA e UE

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou nesta quinta-feira, em sua tradicional maratona de perguntas e respostas, que o crescimento da economia do país nos últimos dois anos foi maior que os dos EUA e dos países da União Europeia.

"No ano passado, como sabem, nossa economia cresceu 3,6%, este ano será de 3,9%, e talvez até 4%. (...) Isso significa que, em dois anos, nosso crescimento econômico foi de cerca de 8%", declarou Putin, acrescentando que o crescimento econômico nos Estados Unidos é de 5% a 6%, 1% na zona do euro e 0% na principal economia europeia, a Alemanha.
"Tudo está se desenvolvendo, tudo está avançando ativamente e, se a zona do euro ficou adormecida, há outros centros de desenvolvimento global que também estão avançando. A situação na zona do euro e nos EUA também está mudando, portanto, devemos manter o ritmo e mudar a qualidade da nossa economia", enfatizou.
O presidente destacou ainda que as instituições financeiras internacionais situam a Rússia em primeiro lugar na Europa em termos de paridade de poder de compra, enquanto globalmente está em quarto lugar, depois da China, dos EUA e da Índia. Ele também descreveu a atual taxa de inflação de 9,2 a 9,3% na Rússia como um "sinal alarmante", mas enfatizou que os salários cresceram 9% em termos reais e admitiu que a renda disponível da população também aumentou.
