A linha de frente avança na Operação Militar Especial, com as forças russas diariamente recuperando território, afirmou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quinta-feira, durante sua tradicional coletiva de fim de ano.
"Devo dizer que a situação está mudando drasticamente. Vocês sabem muito bem disso e quero confirmar que estamos fazendo progressos em toda a linha de frente todos os dias (...) Nossos militares estão recuperando quilômetros quadrados de terra, quero enfatizar, todos os dias", destacou Putin.
Ao ser questionado se a vitória na Operação Militar Especial está mais próxima, o presidente russo declarou que não pode fornecer uma data específica, mas garantiu que a Rússia expulsará definitivamente as Forças Armadas ucranianas da província de Kursk.
"A Rússia definitivamente expulsará as Forças Armadas ucranianas da província de Kursk", afirmou Putin.
O líder russo também afirmou que a capacidade das Forças Armadas da Rússia está aumentando e que o Exército russo está avançando em toda a linha de frente.
Ele destacou o heroísmo dos combatentes russos. "Nossos combatentes estão agindo heroicamente", declarou, acrescentando que os soldados frequentemente lhe enviam lembranças e distintivos.
Recentemente, entregaram a ele uma réplica de seu estandarte de batalha. Putin exibiu a bandeira da 155ª Brigada de Fuzileiros Navais Separada da Frota do Pacífico, que recebeu dos combatentes dessa unidade, e pediu que ela fosse posicionada atrás dele.
O presidente prometeu ainda que serão emitidos certificados para a reconstrução de moradias na província de Kursk.
Putin garantiu que todas as instalações, residências e infraestrutura da região serão restauradas, destacando que os moradores afetados receberão tudo o que lhes é devido.