
Exposição em Moscou apresenta a videoarte do Sul Global

O centro cultural russo GAS-2 inaugurou recentemente a exposição "Videobrasil. Não precisa de tradução", em parceria com a Associação Cultural Videobrasil, dedicada à história da videoarte da América Latina e do Sul Global.
A mostra, aberta em Moscou, ficará em exibição até 9 de fevereiro de 2025 e inclui obras que datam de 1983. De acordo com o site do GAS-2, a exposição reúne produções de artistas de Brasil, Argentina, Colômbia, Indonésia, Etiópia, entre outros países do Sul Global.

Dividida em quatro partes cronológicas, a exposição aborda, segundo o centro cultural, "os temas e as técnicas expressivas com as quais os artistas reagiram aos principais eventos da virada dos séculos XX e XXI".
As seções são organizadas por décadas a partir dos anos 1980, e discutem o desenvolvimento do vídeo e da arte na Rússia, Brasil e outros países.
"Os autores exploram as diferentes linguagens de vídeo, sua relação com a performance e o diálogo com as tradições cinematográficas de diferentes países", acrescentou o GAS-2, destacando que as obras tratam de questões locais.
Entre os temas abordados estão "as experiências traumáticas do passado colonial e as consequências dos cataclismos sociopolíticos que moldaram a identidade contemporânea do Sul Global", explicou o centro.
Para os representantes do GAS-2, a exposição "não precisa de tradução", pois utiliza um formato universal "que transcende os limites dos estados e das línguas naturais".
