Através de suas redes sociais, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) anunciou ter solicitado, junto à Polícia Federal, a abertura de um inquérito apurando manipulação do câmbio.
Ao longo da ação, reproduzida pela imprensa brasileira na segunda-feira, o congressista aponta para a possibilidade que grupos e operadores do mercado financeiro instalados na rua Faria Lima, em São Paulo, "podem estar agindo à margem da Lei e dos regulamentos, impondo graves prejuízos à economia do País e à sociedade brasileira, especialmente com a manipulação do câmbio".
Dirceu também sugere que o mercado conduziu um ataque especulativo contra a moeda nacional após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ter apresentado o novo pacote econômico. "Um terrorismo que impôs perdas significativas à economia e à sociedade brasileira", afirma.
Em seu site oficial, o Partido dos Trabalhadores atrela o "recente episódio que resultou no aumento da taxa Selic e na disparada histórica do dólar" ao potencial crime de formação de cartel, que é punido com penas que variam de 1 a 8 anos de prisão e multa de até 3 vezes o montante da vantagem obtida de forma ilícita.