Notícias

Equador não enviará armamento russo a Ucrânia através dos Estados Unidos

"Há uma diretriz clara do presidente Daniel Noboa de não enviar material militar a um país que mantenha um conflito armado internacional", comentou a chanceler Gabriela Sommerfeld.
Equador não enviará armamento russo a Ucrânia através dos Estados UnidosLegion-media.ru / Agencia Prensa-Independiente

O Equador não enviará armas russas para a Ucrânia através dos Estados Unidos, afirmou a ministra das Relações Exteriores do Equador, Gabriela Sommerfeld, nesta segunda-feira.

"Há uma diretriz clara do presidente Daniel Noboa de não enviar material bélico para um país que mantenha um conflito armado internacional", comentou Sommerfeld sobre o possível fornecimento de armamento russo, qualificado como "sucata", para os Estados Unidos.

A alta funcionária garantiu que o Equador, como membro do Conselho de Segurança da ONU, "promove a resolução de conflitos respeitando o direito internacional e a solução pacífica para essas controvérsias".

No mês passado, o presidente Noboa anunciou que seu país planejava trocar com os EUA equipamentos obsoletos, "sucata ucraniana e russa, por 200 milhões de dólares em equipamento moderno" até o final de janeiro.

A Rússia manifestou a sua posição a Equador sobre a transferência de material militar para os EUA. "No caso de transferência de propriedade militar para um terceiro, o Equador violará suas obrigações internacionais, e isso pode ter consequências negativas para nossa futura interação bilateral", declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.