Notícias

Israel intensifica ataques aéreos a Gaza e Síria; Netanyahu quer expandir assentamentos em Golã

Forças israelenses realizam bombardeios em áreas da Síria e Gaza, enquanto o governo de Netanyahu avança com planos para assentamentos em Golã.
Israel intensifica ataques aéreos a Gaza e Síria; Netanyahu quer expandir assentamentos em GolãGettyimages.ru / NurPhoto

A Agência de Defesa Civil de Gaza informou que cerca de 12 pessoas, incluindo crianças, foram mortas em um ataque aéreo israelense a um abrigo na escola de Khan Younis, em Gaza, no domingo (15).

Por sua vez, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, "aviões de guerra israelenses atingiram vários alvos, incluindo unidades de defesa aérea e depósitos de mísseis superfície" na noite de domingo para segunda-feira(16).

A organização classificou os ataques como "os mais poderosos na região costeira da Síria desde o início dos ataques em 2012". As forças aéreas israelenses atingiram unidades de defesa aérea e depósitos de mísseis.

O Comando Geral da Síria informou no domingo que o líder interino da Síria, Ahmad al-Sharaa, discutiu com o enviado da ONU para a Síria a necessidade de revisar o roteiro de 2015 do Conselho de Segurança para o país.

Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou no fim de semana com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação na Síria e os esforços para libertar os reféns em Gaza.

Netanyahu acrescentou que discutiram a necessidade de "completar a vitória de Israel" e que continuarão a trabalhar "incansavelmente" para trazer todos os reféns de volta. No entanto, o porta-voz de Trump se recusou a fornecer mais detalhes sobre a conversa.

O governo de Israel aprovou no domingo um plano para expandir os assentamentos israelenses nas Colinas de Golã, território sírio ilegalmente ocupado por Israel. Benjamin Netanyahu afirmou que o fortalecimento do Golã é particularmente importante para Israel, segundo a Reuters.