Notícias

Ex-vice-presidente do Banco do BRICS critica o mercado por ter 'comemorado' a internação de Lula

Ex-vice-presidente do Banco do BRICS critica o mercado por ter 'comemorado' a internação de LulaAP / Eraldo Peres

Em uma entrevista exclusiva ao canal DCM, o economista Paulo Nogueira Batista Jr, ex-vice-presidente do Banco de Novo Desenvolvimento e ex-representante do Brasil no Fundo Monetário Internacional, criticou a reação do mercado financeiro às notícias de internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

"Especula com tudo. O mercado comemorou a internação do presidente, os indicadores melhoraram, para você ver como são as coisas. E faz sentido, porque o Lula é uma barreira à adoção, pelo governo, das medidas que agradam o mercado. Não é uma barreira infalível, como estamos vendo, mas tenta resistir, e consegue às vezes", afirmou.

Conforme apontado pelo economista, o mercado financeiro demonstrou bons indicativos diante das notícias de que o mandatário brasileiro seria submetido a cirurgias cerebrais. ''Foi insólito. (...) Às 16h30 em ponto, o dólar desabou, a bolsa disparou e os juros futuros desmoronaram", observa o jornal Folha de São Paulo.

Na quarta-feira (10), o dólar fechou em R$5,95, em uma queda de -1,49% em comparação com o dia anterior. A bolsa, por sua vez, subiu impressionantes 2,3% cerca de 10 minutos após as notícias da internação, operando em 130,8 mil pontos, segundo a imprensa especializada.