Rússia: Ucrânia já sofreu quase um milhão de baixas no conflito

Mais de 560 mil soldados ucranianos foram mortos ou feridos somente neste ano.

O número total de baixas do regime ucraniano, entre mortos e feridos, chegou a quase um milhão desde o início da operação militar especial da Rússia. Somente neste ano, mais de 560 mil militares ucranianos foram mortos ou feridos no conflito, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov.

Segundo Belousov, mais de 40 mil soldados foram mortos ou feridos durante a ofensiva ucraniana contra a província russa de Kursk, o que, de acordo com ele, "prejudicou o potencial de combate do inimigo".

Em relação aos armamentos, o ministro informou que as forças russas destruíram mais de 58 mil armas e diversos equipamentos usados pelas Forças Armadas ucranianas, incluindo 18 mil unidades de fabricação estrangeira.

"O armamento de precisão russo causou danos significativos ao complexo militar-industrial da Ucrânia e ao sistema de energia conectado a ele. O adversário perdeu em grande parte a capacidade de produzir as armas, os equipamentos e as munições necessárias", declarou Belousov.

Atualmente, as tropas ucranianas controlam menos de 1% do território da República Popular de Lugansk e entre 25% e 30% das regiões de Donetsk, Zaporozhie e Kherson, afirmou o ministro da Defesa.