
Carne fresca de baleia é leiloada no japão pela primeira vez em décadas

Cerca de 1,4 tonelada de carne fresca de baleia-fin, capturadas pela primeira vez em quase 50 anos, foi colocada em leilão no Japão, com valor estimado em mais de US$ 1.300 (cerca de R$ 7.900) por quilo, informou a agência AP.
A espécie foi classificada como protegida contra caça excessiva pela Comissão Baleeira Internacional (CBI) em 1976.
De acordo com a imprensa, a medida busca revigorar a indústria baleeira, retomada comercialmente na zona econômica exclusiva do Japão em 2019, após o país deixar a CBI.

Neste ano, a Agência de Pesca do Japão incluiu as baleias-fin em sua lista de três espécies autorizadas para caça legal, segundo os veículos de mídia. As autoridades informaram que, até o momento, metade da cota de 60 baleias já foi capturada nesta temporada.
Segundo a Agência de Pesca, o fornecimento atual de carne de baleia no Japão é de 2 mil toneladas, em contraste com as 233 mil toneladas consumidas em 1962, quando esse alimento era uma fonte importante de proteína. O órgão destacou que o objetivo é aumentar a oferta para 5 mil toneladas.
Fonte de controvérsia
A caça de baleias no Japão tem sido alvo de críticas. No entanto, a mudança da política de "caça científica" na Antártida para a caça comercial em águas japonesas reduziu os protestos.
Ao mesmo tempo, o volume de caça também diminuiu. Enquanto as autoridades atribuem o declínio às mudanças climáticas, críticos afirmam que a causa principal é a caça excessiva.
