
'Fortalecer empresas nacionais': BNDES aprova financiamento bilionário para Embraer

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento no valor de R$ 1,1 bilhão para a exportação de oito aeronaves da família E2, da Embraer, para a empresa norte-americana Azorra, informou o jornal O Globo no domingo.
"O financiamento cobrirá uma parcela do investimento total da Azorra na compra dos aviões, e se dará por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer", explica o veículo. A empresa dos EUA, por sua vez, assume o compromisso de pagar o BNDES em dólares, fortalecendo as reservas brasileiras.

"Somente neste ano, o BNDES financiou a exportação de 56 aeronaves da Embraer para diferentes mercados, nas Américas, Europa e Ásia. Fechamos novos contratos para aviões comerciais e militares. Também está apoiando a produção do carro-voador da empresa, com fábrica no Brasil e elevada produção tecnológica”, afirmou Aloizio Mercadante, presidente do banco, através de um comunicado.
Em seu perfil na rede social X, Uallace Moreira Lima, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, saudou a decisão, destacando seu potencial no fortalecimento da indústria nacional. "Não existe desenvolvimento sem a aliança entre estado e setor privado", argumentou.
