Notícias

Blinken: Israel tem uma "oportunidade extraordinária" para normalizar os laços com seus vizinhos

De acordo com o secretário de Estado dos Estados Unidos, "praticamente todos os países árabes" querem integrar Israel à região.
Blinken: Israel tem uma "oportunidade extraordinária" para normalizar os laços com seus vizinhosAP / Thomas Kienzle

Nos próximos meses, Israel tem uma "oportunidade extraordinária" de integrar-se ao Oriente Médio, já que os países árabes estão dispostos a normalizar suas relações com o país hebreu, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no sábado, durante sua intervenção no grupo de discussão na Conferência de Segurança de Munique.

De acordo com Blinken, "praticamente todos os países árabes" querem integrar Israel à região "para normalizar as relações" e oferecer acordos e garantias que permitirão que "Israel se sinta mais seguro e protegido".

Blinken enfatizou que o imperativo de criar um Estado Palestino que garanta a segurança de Israel e assuma os compromissos necessários é agora mais "urgente" do que nunca.

O chefe da diplomacia dos EUA afirmou que, para conseguir isso, os países árabes estão fazendo esforços reais para "revitalizar e renovar" a Autoridade palestina, para que torne-se "mais eficaz" na representação dos interesses do povo palestino e possa "ser um parceiro melhor para Israel no futuro".

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, que também participou do painel de discussão, apoiou as declarações de Blinken, dizendo que, para estabelecer uma solução baseada em dois Estados, é preciso ter garantias prévias de que algo como o ataque do Hamas de 7 de outubro não acontecerá novamente.