Notícias

Putin: O conflito ucraniano é uma "questão de vida ou morte" para a Rússia

De acordo com o presidente russo, para o Ocidente, o que está acontecendo na Ucrânia é a "melhora de sua posição tática".
Putin: O conflito ucraniano é uma "questão de vida ou morte" para a RússiaGettyimages.ru / Epsilon / Contributor

O conflito ucraniano é uma "questão de vida ou morte" para a Rússia, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em uma entrevista ao jornalista Pavel Zarubin publicada no domingo.

"Continua sendo importante para nós e para nossos ouvintes no exterior entender o curso de nossos pensamentos, nosso estado de espírito e como tudo o que está acontecendo na Ucrânia é sensível e importante para o nosso país", afirmou Putin, sendo perguntado sobre "uma breve visão histórica" da Rússia e da Ucrânia que deu durante a recente entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson.

De acordo com o presidente russo, para o Ocidente, o conflito ucraniano é a "melhora de sua posição tática". "E para nós é o destino, uma questão de vida ou morte. Queria que as pessoas que estivessem ouvindo [a entrevista] entendessem isso. Não cabe a mim julgar se elas entenderam ou não", enfatizou.

O mandatário ressaltou que "as raízes do Estado russo são muito mais profundas", mas durante a entrevista explicou "apenas a teoria mais conhecida" sobre a origem da soberania russa. "Acho que foi difícil para os ouvintes ocidentais", reconheceu.

Durante a entrevista com Carlson, Putin contou a história do Estado russo a partir do ano 862. Enfatizou que, durante a formação da União Soviética em 1922, os bolcheviques "criaram a Ucrânia soviética, que até então não existia de forma alguma".