
Presidente da Geórgia afirma que "não vai a lugar nenhum"

A presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, afirmou na sexta-feira que não tem intenção de deixar o cargo quando seu mandato expirar.
"Certamente não irei a lugar algum, não deixarei ninguém, estou aqui e estarei aqui, porque este país, neste momento, precisa de uma instituição legítima, uma parte de um governo legítimo que seja realmente eleito e reflita a voz desta sociedade e deste país", afirmou.

"Sou seu representante perante os estrangeiros e isso é um tipo de legitimidade. Também sou seu representante em casa", acrescentou.
A eleição de um novo presidente está marcada para 14 de dezembro. Zurabishvili, que está inclinada para o Ocidente e tem cidadania francesa, não reconheceu as eleições parlamentares de outubro, vencidas pelo partido governista Sonho Georgiano. Enquanto isso, o Tribunal Constitucional da Geórgia não aceitou a exigência da presidente de declarar as eleições inconstitucionais. A Geórgia é uma república parlamentarista, onde o presidente tem apenas poderes nominais.
