Medvedev: "Se os EUA pararem de alimentar os deuses da guerra, a crise ucraniana será resolvida"

O ex-presidente russo explicou que Washington "pode conseguir isso por uma razão simples": o regime em Kiev só existe graças ao apoio militar e financeiro do Ocidente.

O ex-presidente da Rússia e vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, afirmou nesta quinta-feira que o futuro governo Trump poderá resolver o conflito na Ucrânia se os EUA deixarem de apoiar militar e economicamente o regime de Kiev.

Em relação à promessa do presidente eleito Donald Trump de acabar com o conflito ucraniano em 24 horas, Medvedev duvidou que "uma crise tão séria possa ser resolvida em um dia" e considerou que se trata apenas de "um slogan eleitoral" do político norte-americano. O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia fez essas declarações durante sua visita oficial à China.

"No entanto, se o futuro governo dos EUA estiver realmente comprometido com a solução dessa crise, ele poderá fazê-lo por uma simples razão", afirmou Medvedev, explicando que o regime de Kiev existe atualmente graças ao apoio militar e financeiro que recebe de Washington e de vários países europeus.

"Se os EUA tomarem a decisão de lidar com a solução da crise, em vez de alimentar os deuses da guerra, eles podem fazê-lo", concluiu.