Notícias

Cirurgiões italianos realizam o primeiro transplante do mundo de coração batendo

"É uma verdadeira revolução porque protegemos melhor o coração e a expectativa de vida do paciente que o recebe", disse o chefe da equipe cirúrgica italiana que realizou a operação.
Cirurgiões italianos realizam o primeiro transplante do mundo de coração batendoGettyimages.ru / Morsa Images

Cirurgiões italianos realizaram, no final de novembro, o primeiro transplante de coração batendo do mundo, em uma operação realizada no Hospital de Pádua.

O transplante foi feito em um homem de 65 anos com doença cardíaca pós-isquêmica. O coração manteve-se batendo tanto durante a remoção quanto no momento do implante.

O paciente está em boas condições e deve receber alta antes do Natal, informaram os médicos à mídia local.

"Enquanto em um transplante de coração normal o órgão é removido e implantado enquanto está parado, neste caso ele sempre esteve batendo", explicou o professor Gino Gerosa, chefe da equipe cirúrgica que realizou a operação.

"E assim, todo o transplante foi realizado com o coração batendo desde o momento da remoção até o momento do implante", acrescentou.

Técnica revolucionária 

Os especialistas destacaram que a técnica elimina a necessidade de desligamento controlado do órgão, evitando os danos causados pela isquemia e reperfusão comuns nos transplantes tradicionais, quando o coração é parado.

Isso permite uma recuperação mais rápida da função cardíaca e melhora o desempenho do órgão no período pós-operatório.

"É uma verdadeira revolução porque protegemos melhor o coração e a expectativa de vida do paciente que o recebe", afirmou Gerosa, que em maio do ano passado realizou o primeiro transplante na Itália com um coração em parada controlada.