Notícias

Lula pede por mais investimento para países pobres em viagem à Etiópia

O presidente brasileiro destacou o direito das pessoas a uma vida digna e a não passar fome.
Lula pede por mais investimento para países pobres em viagem à EtiópiaRicardo Stuckert / Redes sociais

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pediu por investimentos no desenvolvimento dos países pobres, após chegar à Etiópia para participar como convidado da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana na sexta-feira.

Relembrando sua conversa de 2013 em Adis Abeba com o ministro das Relações Exteriores da Etiópia, Taye Atske Selassie, o líder brasileiro repetiu o que sugeriu na época para reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento.

"Na época eu disse, e sigo reforçando sempre, que é através do investimento em oportunidades e renda para os mais pobres que teremos o retorno mais seguro e rápido para o crescimento de um país", disse Lula em um tweet.

Nesse sentido, o presidente ressaltou o direito das pessoas de não passarem fome e de terem uma vida digna. "É isso que estamos trabalhando para recuperar no Brasil e que buscamos promover no mundo por meio da cooperação", disse ele.

Mais tarde, Lula disse que se reuniu com o primeiro-ministro do país africano, Abiy Ahmed. "Discutimos a relação entre nossos países e o aumento do comércio entre nós. Falamos também sobre o potencial de evolução dessas relações com o ingresso da Etiópia nos BRICS e do G20 que acontece este ano no Brasil, e a importância de repensar a governança global", disse ele.

Lula chegou à Etiópia após uma visita oficial ao Egito a convite de seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al Sisi.