"Secretário de Genocídio": Manifestantes interrompem discurso de Blinken no Congresso

Eles acusaram o secretário de Estado dos EUA de matar "centenas de milhares de pessoas de seu confortável escritório".

Manifestantes pró-palestinos interromperam um discurso do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que se dirigia ao Congresso na quarta-feira para discutir a retirada das tropas do Afeganistão.

"Blinken sangrento! Secretário de Genocídio!", gritou uma mulher na plateia, que também carregava uma faixa dedicada às vítimas do conflito de Gaza. A manifestante foi escoltada para fora da sala de reuniões do Comitê de Assuntos Estrangeiros da Câmara pelos serviços de segurança.

O discurso do chefe da diplomacia dos EUA foi interrompido uma segunda vez pouco depois por um homem, que acusou Blinken de matar "centenas de milhares de pessoas de seu aconchegante escritório".

O conflito do Estado judeu com o movimento palestino Hamas, que começou em 7 de outubro de 2023, matou cerca de 45.000 pessoas, das quais mais de 17.000 são crianças. Ao mesmo tempo, mais de 106.000 pessoas ficaram feridas. Os Estados Unidos têm apoiado o lado israelense nesse conflito, fornecendo vários tipos de armas e vetando projetos de resoluções de cessar-fogo no Conselho de Segurança da ONU.