Notícias

Centenas de amostras de vírus letais sumiram em laboratório na Austrália

As autoridades descreveram o caso como "grave violação histórica dos protocolos de biossegurança".
Centenas de amostras de vírus letais sumiram em laboratório na AustráliaDavid Gray

Mais de 300 frascos contendo amostras vivas de três vírus com altas taxas de letalidade desapareceram do Laboratório de Virologia em Saúde Pública de Queensland em 2021, mas o governo do estado só confirmou a violação na segunda-feira, conforme a imprensa australiana.

O laboratório oferece "serviços de diagnóstico, vigilância e pesquisa sobre vírus e patógenos transmitidos por mosquitos e carrapatos, de relevância médica".

As autoridades australianas anunciaram a abertura de uma investigação sobre o que está sendo descrito como uma "grave violação histórica dos protocolos de biossegurança".

Foi identificado que os frascos desaparecidos continham diversos vírus infecciosos, incluindo o vírus Hendra, o Lyssavirus, que pode causar raiva, e o Hantavírus, uma família de vírus que pode causar doenças graves e até levar à morte.

Por sua vez, o diretor de saúde de Queensland, John Gerrard, afirmou que era "difícil conceber um cenário" em que o público estivesse em risco, destacando a falta de relatos de infecções nos últimos cinco anos.

"É importante observar que as amostras de vírus se degradariam muito rapidamente fora de um freezer de baixa temperatura e se tornariam não infecciosas", disse Gerrard, especulando que as amostras podem ter sido destruídas em uma autoclave, conforme os protocolos de segurança.

No entanto, ainda não se sabe se as amostras infecciosas foram roubadas ou destruídas.