
Não haverá vencedores em uma guerra comercial, alerta Xi após ameaças de Trump

O presidente chinês, Xi Jinping, advertiu nesta terça-feira que "não haverá vencedores" em uma guerra comercial e tecnológica entre seu país e os Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que garantiu que a China sempre salvaguardará sua soberania e seus interesses de desenvolvimento, e afirmou que estava disposto a manter o diálogo bilateral, segundo a Xinhua.
"Guerras tarifárias, guerras comerciais e guerras de ciência e tecnologia vão contra a tendência da história e as leis da economia, e não haverá vencedores nelas", comentou Xi durante uma reunião em Pequim com líderes das principais organizações econômicas internacionais.

Ele enfatizou que está disposto a manter o diálogo, expandir a cooperação e administrar as diferenças com o governo dos EUA, e espera que Washington ajude a impulsionar as relações com Pequim em uma direção estável, saudável e sustentável.
Na semana passada, Donald Trump disse em uma entrevista à NBC que, após ser reeleito como presidente dos EUA, ele havia se comunicado com o líder chinês e afirmou que os dois tinham um bom relacionamento. Entretanto, essas declarações não foram confirmadas ou negadas por Pequim.
Anteriormente, Trump anunciou que introduziria tarifas em seu primeiro dia no cargo sobre todos os produtos do México, Canadá e China, que ele acusa de contrabandear drogas para o território dos EUA.
Em resposta, o porta-voz do Ministério do Comércio do país asiático, He Yadong, mencionou que "a posição da China sobre medidas unilaterais para aumentar as tarifas é consistente", e pediu que os EUA aderissem às regras da Organização Mundial do Comércio e trabalhassem com Pequim "para promover o desenvolvimento estável e sustentável dos laços econômicos e comerciais" entre as duas nações.
