Notícias

Líder da oposição síria se reúne com o primeiro-ministro para discutir a transferência de poder

O primeiro-ministro expressou sua disposição de "cooperar" com qualquer liderança escolhida pelo povo e com qualquer movimento para "entregar" o poder.
Líder da oposição síria se reúne com o primeiro-ministro para discutir a transferência de poderAP / Omar Albam

O líder da oposição armada da Síria, Abu Mohammed al-Jolani, reuniu-se com o primeiro-ministro do país, Mohammed al-Khalali, para discutir "a transferência de poder", anunciaram nesta segunda-feira os grupos islâmicos, citados pela agência de notícias AFP.

De acordo com a declaração dos jihadistas, divulgada nas redes sociais, a reunião teve como objetivo "coordenar uma transferência de poder para garantir a prestação de serviços" aos cidadãos sírios.

No domingo, o primeiro-ministro sírio declarou que estava pronto para "cooperar" com qualquer liderança escolhida pelo povo e com qualquer movimento para "entregar" o poder.

"Esse país pode ser um país normal, um país que estabelece boas relações com seus vizinhos e com o mundo. [...] Mas essa questão depende da liderança que o povo sírio escolher. Estamos prontos para cooperar com eles, oferecendo-lhes todas as facilidades possíveis", anunciou. Além disso, ele enfatizou que "todas as instituições do Estado sírio devem ser preservadas". "Não estou interessado em nenhuma posição ou benefício", afirmou.

Grupos jihadistas, liderados pelo Hayat Tahrir al Sham, lançaram uma ofensiva a partir da província de Idlib há quase duas semanas, desencadeando a maior escalada na guerra civil da Síria desde 2019. Na manhã de 8 de dezembro, milícias armadas anunciaram a "queda" do governo de Bashar al-Assad, a tomada de Damasco e a libertação de todos os prisioneiros da prisão de Saydnaya, uma das maiores da capital.