Notícias

Arthur Lira pode assumir ministério no governo Lula e mira Senado em 2026 - imprensa brasileira

Presidente da Câmara avalia cargo no Executivo quando deixar presidência da Casa legislativa em fevereiro, enquanto articula estratégias para manter influência política.
Arthur Lira pode assumir ministério no governo Lula e mira Senado em 2026 - imprensa brasileiraGettyimages.ru / Ton Molina/NurPhoto

Após o término do mandato como presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) pode assumir um ministério no governo Lula a partir de fevereiro, incluindo pastas como Agricultura ou Saúde, de acordo com informações divulgadas no domingo pela imprensa brasileira.

Lira, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, teria planos de concorrer ao Senado em 2026, e ocupar um cargo no Executivo poderia fortalecer sua posição.

Ainda não está claro como será a relação entre Lira e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), seu rival político e pai do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Caso permaneça na Câmara, Lira pode articular a formação de um bloco informal. De acordo com um líder partidário, dezenas de deputados leais a Lira devem apoiá-lo em qualquer confronto com o Executivo.

Na eleição para a presidência da Câmara, marcada para fevereiro, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é apontado como provável sucessor de Lira, após um acordo costurado com a maioria dos partidos.