Roger Stone, conselheiro de Donald Trump, criticou o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, pelas roupas utilizadas em uma reunião trilateral com o presidente eleito dos EUA e o mandatário francês Emmanuel Macron.
Os três conversaram no Palácio do Eliseu, em Paris, no sábado, à margem da cerimônia de reabertura da Catedral de Notre Dame. De acordo com relatos da imprensa, a reunião foi breve e durou cerca de 45 minutos. Macron teria persuadido Trump por dias para que ela fosse realizada.
Macron e Trump usaram ternos, enquanto Zelensky vestiu um moletom preto com o emblema das Forças Armadas da Ucrânia, calças, um casaco de estilo militar e botas de combate marrons. Embora esse tenha se tornado um estilo característico do líder ucraniano, Stone o considerou ofensivo:
''Ele não tem dinheiro para comprar um terno? Ele usou terno e gravata no evento do Fórum Econômico Mundial, mas não pode usar um para discursar em uma sessão conjunta do Congresso ou para se encontrar com o presidente eleito dos Estados Unidos?'', questionou o conselheiro ao New York Post, acrescentando que o traje de Zelensky era ''desrespeitoso com o povo americano''
Os usuários da mídia social expressaram queixas semelhantes sobre as escolhas de Zelensky no X, com muitos comentários sugerindo que o líder do regime de Kiev ''se considera bom demais para usar um terno na Notre Dame''.
''Da próxima vez que estiver na presença do nosso presidente, mostre algum respeito e vista um terno'', escreveu um outro usuário.
Alguns norte-americanos se ofereceram para comprar roupas formais para o ucraniano, enquanto outros lamentaram que ''depois de todos os bilhões que enviamos, Zelensky ainda não tem dinheiro para comprar um terno''. Um internauta observou que o político era conhecido por usar ternos durante sua carreira como comediante.
- Os detalhes acerca da reunião trilateral foram vagos. Nenhum dos participantes falou com a imprensa após as conversas, mas os três publicaram suas impressões nas redes sociais posteriormente;
- Em seu perfil no X, Macron escreveu que a reunião teve como foco o conflito ucraniano e as medidas para resolvê-lo;
- Zelensky descreveu as conversas como ''boas e produtivas'';
- Trump pediu por um ''cessar-fogo imediato e negociações'' entre Moscou e Kiev em sua conta no Truth Social neste domingo, acrescentando, sem fornecer detalhes, que Kiev ''gostaria de fazer um acordo'' com a Rússia.