Jihadistas tomam cidade do norte da Síria após confronto com forças curdas

As milícias armadas da oposição da Síria, que tomaram a capital, Damasco, neste domingo, anunciaram mais tarde que assumiram o controle total da cidade de Manbij, no norte da Síria, informou a Al Jazeera.
Manbij has been liberated by the Syrian National Army. pic.twitter.com/D1IM6SyagW
— Joseph Graniczny (@GranicznyJoseph) December 8, 2024
Anteriormente, foi relatado que as milícias assumiram o controle de cerca de 80% da área de Manbij e estavam perto da vitória contra as forças curdas presentes na região.
Freed Manbij pic.twitter.com/P6n26eZvbL
— Abdurrahman (@Abdurahmanhrk) December 8, 2024
Horas antes, grupos armados sírios anunciaram a "queda" do governo do presidente Bashar al-Assad e a tomada da capital, Damasco. O primeiro-ministro do país árabe, Mohammad Ghazi al-Jalali, disse que estava disposto a "cooperar" e "entregar" o poder.
BREAKING 🚨Turkish-backed SNA rebels have captured the city of Manbij from the Kurdish-led, U.S.-backed SDF forces.The city is home to approximately 100,000 people. pic.twitter.com/pkvtlRwBEV
— Open Source Intel (@Osint613) December 8, 2024
A ofensiva jihadista na Síria foi lançada na semana passada a partir da província de Idlib por uma coalizão islâmica liderada pelo grupo armado Hayat Tahrir al Sham, desencadeando a maior escalada da guerra civil do país desde 2019.
