Notícias

Сomeçou a Conferência de Segurança de Munique: que temas estão sendo discutidos?

São abordadas as questões como o futuro das relações israelense-palestinos, a situação no Mar Vermelho e o conflito ucraniano.
Сomeçou a Conferência de Segurança de Munique: que temas estão sendo discutidos?securityconference.org / Captura da tela

A Conferência de Segurança de Munique (MSC, na sua sigla em inglês) começou na sexta-feira com a presença de cerca de 50 chefes de Estado.

A cidade alemã também conta com a presença de líderes de instituições da União Europeia, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Vários líderes de América Latina, incluindo o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, também estarão presentes. Para o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, a viagem a Munique é o início de seu primeiro turnê oficial pela União Europeia.

Espera-se também a participação dos presidentes da Ucrânia, Vladimir Zelensky, e de Israel, Isaac Herzog, bem como da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Questões como o futuro das relações israelense-palestinas, a situação no Mar Vermelho e o conflito ucraniano fazem parte da discussão.

Entre outros temas a serem abordados na conferência estão a "segurança cibernética na era da inteligência artificial", a segurança econômica, a transição para abandonar os combustíveis fósseis, bem como a "violência sexual como arma".

O evento, considerado como a reunião mais importante na política de segurança global, se realizará até 18 de fevereiro. A reunião deste ano é a 60ª edição da conferência.