Notícias

Primeiro-ministro sírio se diz pronto para entregar o poder pacificamente

"Todas as instituições do Estado sírio devem ser preservadas", declarou Mohammad Ghazi al-Jalali.
Primeiro-ministro sírio se diz pronto para entregar o poder pacificamenteAP / Syrian Prime Minister Mohammed Ghazi Jalali

Mohammad Ghazi al-Jalali, primeiro-ministro da Síria, disse neste domingo que está pronto para "cooperar" com qualquer liderança escolhida pelo povo e qualquer medida necessária para "entregar" o poder, informa o canal Al Arabiya.

''Esse país pode ser um país normal, um país que estabelece boas relações com seus vizinhos e com o mundo. [Mas essa questão depende da liderança que o povo sírio escolher. Estamos prontos para cooperar com eles, fornzcendo-lhes todas as facilidades possíveis'', anunciou o chefe de governo em suas redes sociais.

''Todas as instituições do Estado sírio devem ser preservadas'', prosseguiu o primeiro-ministro, afirmando não estar interessado em nenhum cargo ou benefício''.

''Cooperaremos com qualquer liderança que os sírios escolherem [...] e transferiremos todos os arquivos do governo para eles'', disse.

''Estou em minha casa e não saí, e isso é por pertencer a este país'', disse Yalali, acrescentando que irá ao seu escritório para continuar trabalhando. Ele fez um apelo para que os cidadãos sírios não vandalizem a propriedade pública.

No mesmo dia, as forças jihadistas anunciaram sua incursão em Damasco, a capital síria, onde foram ouvidos intenso tiroteios. Além disso, a Al Arabiya publicou imagens de forças governamentais que supostamente abandonaram suas posições na cidade.