Notícias

Lula: "Continuamos brigando na ONU para que seja construído um Estado palestino"

Comentários foram feitos durante um almoço com repatriados da Faixa de Gaza.
Lula: "Continuamos brigando na ONU para que seja construído um Estado palestino"Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a atuação do Brasil na guerra entre Israel e o Hamas durante um almoço em Brasília dedicado aos repatriados que chegaram da Faixa de Gaza, na segunda-feira (25/12). Seu discurso foi registrado pela Agência Gov.

Durante o evento, onde foram recepcionados 16 brasileiros com dupla nacionalidade e 14 familiares palestinos, o mandatário, mencionando a morte e o sofrimento humano e a "destruição de todo o patrimônio palestino", afirmou que "não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza". Comentários similares foram repetidos em uma postagem no mesmo dia em suas redes sociais:

Lula também afirmou ser um defensor de longa data de um Estado palestino, e disse que o Brasil vai continuar "brigando na ONU" pela sua criação. Também destacou que a diplomacia brasileira vai seguir conversando com as autoridades israelenses para possibilitar a vinda de todos aqueles que quiserem emigrar para o país.

O presidente exaltou ainda o empenho de instituições como o Itamaraty e a Aeronáutica Brasileira, que possibilitaram a repatriação de "mais de 1555 pessoas". Aos repatriados, prometeu o "melhor cuidado possível", destacando que o Brasil "é um lugar onde judeus e palestinos vivem em paz e harmonia".

Desde 2010, durante o segundo mandato de Lula, o Brasil reconhece a existência de um Estado palestino independente, de acordo com as fronteiras estabelecidas na ONU em 1967. Também em 2010, Lula tornou-se o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar a Palestina.