
Lula: Mercosul tem uma 'oportunidade histórica de liderar a transição energética'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante seu discurso na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, nesta sexta-feira, que a organização tem uma "oportunidade histórica de liderar a transição energética".
Referindo-se ao Tratado de Livre Comércio assinado na manhã desta sexta-feira entre o Mercosul e a União Europeia, ele ressaltou que o acordo reunirá uma área de 700 milhões de pessoas e que todas as economias participantes juntas terão um PIB de US$ 22 trilhões.
"A integração moderniza nossas sociedades, fortalece nossas estruturas produtivas e promove nossa inserção mais competitiva no mundo", disse o presidente brasileiro.

O presidente se referiu também à "força agrícola" de seu país, que o torna "garantidor da segurança alimentar de vários países do mundo, cumprindo rigorosos padrões sanitários e ambientais". "Não aceitaremos que tentem difamar a reconhecida qualidade e segurança de nossos produtos", afirmou.
"O Mercosul é um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental", disse, pouco antes de anunciar que o Brasil vai propor o lançamento de um programa de cooperação para a agricultura de baixo carbono e a promoção de exportações agrícolas sustentáveis, o "Mercosul verde".
O mandatário brasileiro também argumentou que o Mercosul tem "uma oportunidade histórica de liderar a transição energética" para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, como as enchentes sofridas pela Bolívia ou as secas severas enfrentadas pelo restante dos países da região.