Os Estados Unidos estão tentando aumentar sua capacidade de desenvolver e produzir armas e outros materiais de defesa em resposta a um possível conflito com a China, após alertas de parlamentares e especialistas que indicam que o país está muito atrás do gigante asiático, informou a AP nesta sexta-feira.
Em discurso no Congresso na quinta-feira, o deputado republicano John Moolenaar, presidente do Comitê Seleto da Câmara sobre o Partido Comunista Chinês, afirmou: "Nossa base industrial de defesa não tem a capacidade de deter e vencer uma guerra com a China".
Moolenaar pediu "mudanças ousadas na política e recursos significativos para restabelecer a capacidade de dissuasão e evitar um confronto" com Pequim.
As autoridades norte-americanas também expressaram preocupação com a marinha chinesa, que já é a maior do mundo, com uma capacidade de construção estimada em 230 vezes a dos EUA.
O representante democrata Raja Krishnamoorthi disse à Fox News na semana passada que "para cada navio oceânico" que os EUA podem produzir, "a China pode produzir 359 em apenas um ano".