Notícias

Maduro acusa Milei de ter "roubado" o avião da empresa estatal Emtrasur confiscado pelos Estados Unidos

O mandatário venezuelano enfatizou que o presidente liberal é um "herói" para a ala de ultradireita da oposição local.
Maduro acusa Milei de ter "roubado" o avião da empresa estatal Emtrasur confiscado pelos Estados UnidosGettyimages.ru / Carlos Becerra / Stringer

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira seu homólogo argentino, Javier Milei, de "roubar" um Boeing 747-300 de propriedade da Emtrasur (filial da estatal venezuelana Conviasa), que nos últimos dias foi entregue por Buenos Aires ao Governo dos Estados Unidos, ao invés de devolvê-lo ao seu proprietário legítimo.

"O bandido do Milei roubou o avião da Venezuela, Javier Milei, o herói da ultra-direita. Esse herói da ultradireita roubou um grande avião da Venezuela, de vocês, trabalhadores e trabalhadoras da Conviasa", afirmou Maduro durante uma jornada de trabalho televisionada.

O mandatário venezuelano enfatizou que, para a oposição de direita, Milei é um herói, já que "finge ser louco, é louco ou as duas coisas ao mesmo tempo" e sublinhou que ele "roubou um avião da Venezuela".

"Roubo descarado"

Em 12 de fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela acusou diretamente o Governo argentino de conspirar com Washington para perpetrar "um roubo descarado" em detrimento da Venezuela.

A aeronave estava retida no aeroporto internacional de Buenos Aires desde 2022, após as autoridades dos EUA ordenarem seu confisco, alegando que sua aquisição viola sanções impostas contra o Irã.

O alvo particular das acusações foi a empresa Mahan Air, proprietária anterior do veículo, que a Casa Branca vincula aos Corpos de Guarda Revolucionária Islâmica do Irã - Força Qods, uma organização classificada como terrorista pelo Departamento de Estado dos EUA.