
Putin determina assinatura de tratado com Belarus para garantias de segurança e defesa conjuntas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a assinatura de um tratado com Belarus sobre garantias de segurança, conforme divulgado em um comunicado oficial nesta quinta-feira (5).
"Aceitar a proposta do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, acordada com os órgãos estatais federais interessados, sobre a assinatura do Tratado entre a Federação Russa e a República de Belarus sobre garantias de segurança no âmbito da União dos Estados", informou o documento.

Putin concedeu ao Ministério das Relações Exteriores o direito de fazer emendas à minuta do tratado durante as negociações, desde que essas mudanças não sejam de natureza principista.
No final de outubro, o ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, anunciou que Moscou e Minsk estavam criando um espaço de defesa comum, com a intenção de aprimorar a cooperação no uso conjunto das Forças Armadas.
Em entrevista à agência RIA Novosti, o vice-ministro das Relações Exteriores de Belarus, Igor Nazaruk, afirmou que ambos os países revisaram suas abordagens sobre o uso de armas nucleares, especialmente em relação ao desenvolvimento de armamentos baseados em novas tecnologias.
- De acordo com a doutrina nuclear russa, a possibilidade de uso de armas nucleares está condicionada a uma agressão contra Rússia ou Belarus com armas convencionais, caso essa agressão represente uma ameaça crítica à soberania e/ou integridade territorial do país.
