Putin sobre reservas russas: bloquearam, mas ainda não roubaram

Os EUA e a Europa bloquearam as reservas russas de ouro e moedas, mas ainda não roubaram, declarou o presidente russo Vladimir Putin, nesta quarta-feira, na abertura do 15º fórum de investimentos do VTB Bank.
Ao ser perguntado para que aumentar as reservas se elas podem ser roubadas tão facilmente, Putin respondeu que "ninguém havia pensado nisso antes, que isso poderia ser feito tão facilmente".
"Todos acreditavam que os que tomavam as decisões econômicas estavam agindo de forma muito conservadora e entendiam seus próprios riscos se minassem essas normas internacionais de direito nessas áreas", disse o presidente.
Além disso, o líder russo ressaltou que os EUA e a Europa "não deram o último passo". "Bloquearam, mas ainda não roubaram completamente esse dinheiro de nós", explicou.
"Normalmente, as reservas são investidas em ativos estrangeiros, incluindo títulos estrangeiros denominados em moeda estrangeira. Sim, descobriu-se que esse é um método não confiável", continuou Putin.
"Onde deveríamos investir? Em educação, em ciência, nas mais recentes tecnologias, em imóveis, o que, aliás, muitos de nossos parceiros e amigos chineses fazem. Investem em depósitos, em minerais. Esses ativos tangíveis acabam sendo mais confiáveis do que os instrumentos financeiros de outros países", continuou o mandatário.
Nesse contexto, observou que os países ocidentais "usam essas ferramentas para fins políticos". "Na minha opinião, em seu detrimento. Mas é uma escolha deles. Eles que façam o que quiserem. E nós devemos fazer o que for necessário para garantir nossos interesses", resumiu Putin.
