Notícias

Putin explica porque o 'Ocidente global' não existe

A Rússia tem cooperado com o Sul Global desde a década de 2000, lembrou o presidente.
Putin explica porque o 'Ocidente global' não existeSputnik / Grigory Sysoev

O Ocidente está se tornando cada vez menos "global", com sua participação no PIB mundial diminuindo progressivamente, enquanto as do Sul e do Leste estão crescendo, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, na quarta-feira, durante a abertura do 15º fórum de investimentos do banco VTB, que começou no dia 4 de dezembro em Moscou com o tema "A Rússia está chamando".

"Não existe um Ocidente global, ele está se tornando cada vez menos global porque sua participação no PIB mundial está diminuindo constantemente", destacou Putin.

O presidente russo lembrou que a Rússia tem cooperado com o Sul e o Leste Globais desde os anos 2000.

"Ouvi dizer que a Rússia se voltou para o Leste e o Sul globais. Não é que a Rússia tenha se voltado agora para o Sul e o Leste globais. Não, a Rússia vem fazendo isso há muito tempo, desde os anos 2000, acompanhando as tendências do desenvolvimento global e da economia mundial. Calmamente, passo a passo", explicou.

Putin também ressaltou as relações com a China, que, segundo ele, continuam a se desenvolver "independentemente dos acontecimentos". Ele enfatizou que Pequim tem sido "há muito tempo" o maior parceiro comercial e econômico de Moscou.