Putin: taxa de desemprego na Rússia é menor que na Europa

Na maioria dos países europeus, essa taxa é superior a 7%.

A taxa de desemprego na Rússia caiu a de 2,3%, nível recorde, um número menor do que na maioria dos países europeus, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quarta-feira.

Durante seu discurso no fórum de investimentos "A Rússia está chamando", Putin enfatizou que o Ocidente não conseguiu infligir sua desejada "derrota estratégica" à Rússia na esfera econômica e afirmou que na maioria dos países europeus a taxa de desemprego é superior a 7%. Ele observou que hoje o problema do desemprego entre os jovens russos deixou de existir.

Putin também descreveu a mudança estrutural na economia da Rússia como um dos principais resultados alcançados nos últimos dois ou três anos. No período de janeiro a outubro de 2024, o PIB cresceu 4,1%. 

Apesar de todos os desafios econômicos que o país enfrenta, até o final desta década, a capitalização do mercado de ações russo deve dobrar e subir para dois terços do PIB.

Vladimir Putin também manifestou que este ano o crescimento da economia local, de acordo com estimativas de vários especialistas russos e estrangeiros, será de quase 4%, enquanto na zona do euro será de pouco mais de 1%. Ele também disse que uma das principais tarefas nessa área é consolidar "o caminho do crescimento econômico sustentável".