
Coração humano impresso em 3D poderá ser realidade em breve

O primeiro coração humano artificial estará disponível em 2025, ajudando a amenizar a escassez global de órgãos de doadores e, futuramente, possibilitando a substituição de órgãos defeituosos por outros personalizados, informou o Saxo Bank, conhecido por suas "previsões chocantes" feitas por analistas.
De acordo com o banco, "em 2025, os pesquisadores farão um avanço científico sem precedentes e conseguirão imprimir com sucesso um coração humano totalmente funcional usando a tecnologia avançada de bioimpressão 3D".

Após a impressão, o coração será colocado em um biorreator especializado, que imita as condições fisiológicas do corpo humano. Quando o órgão "amadurecer", ele será transplantado em um porco para testes, explicam os especialistas.
Eles destacam que essa tecnologia ajudará a reduzir a escassez de órgãos de doadores em nível global.
"Esse avanço abre caminho para prolongar a vida humana, substituindo órgãos defeituosos por outros personalizados. Ele também abre portas para inovações na bioimpressão de outros órgãos complexos, revolucionando a medicina regenerativa e a assistência médica personalizada", afirmam os analistas.