Os governos de Israel e da Argentina concordaram em "fortalecer a aliança estratégica em questões de defesa", informou Israel Katz, Ministério da Defesa de Israel na segunda-feira em sua conta X, após uma reunião com seu homólogo argentino, Luis Petri, que está no país em visita oficial.
"As partes concordaram em expandir sua cooperação em defesa, concentrando-se em projetos conjuntos em defesa cibernética, veículos aéreos não tripulados, proteção de fronteiras, comunicações via satélite e futuros contratos G2G [governo a governo] em armas leves, munição leve, rádios e equipamentos relacionados", diz o comunicado.
Além disso, Katz propôs "desenvolver um programa conjunto plurianual de workshops e seminários estratégicos em vários campos de interesse mútuo, para aprofundar a cooperação estratégica e os laços entre os dois países por meio de um diálogo estratégico contínuo".
As partes enfatizaram a importância da "colaboração contínua e da promoção da estabilidade em suas regiões".
Luis Petri transmitiu uma mensagem do presidente da Argentina, Javier Milei, "reiterando o firme apoio da Argentina ao direito de autodefesa de Israel".
"Essa visita [de Petri] é um testemunho do apoio inabalável da Argentina a Israel na guerra atual, fortalecendo a aliança profunda e estratégica entre as nações", que ressalta o compromisso mútuo das nações com a "colaboração em segurança e defesa, reforçando seus esforços contínuos para trabalhar em conjunto e aprofundar seus laços", observou o ministério.