Notícias

Vários mortos e quase 20 feridos após ataque ucraniano à cidade russa de Belgorod

O governador local detalhou que vários edifícios residenciais, uma loja e uma planta industrial foram atingidos no ataque.
Vários mortos e quase 20 feridos após ataque ucraniano à cidade russa de BelgorodTelegram / Vvgladkov

Pelo menos seis pessoas, incluindo um bebê, foram mortas, e outras 17 ficaram feridas em decorrência de um ataque ucraniano à cidade russa de Belgorod nesta quinta-feira. As informações são do governador local, Vyacheslav Gladkov, que precisou ainda que quatro dos feridos eram menores de idade

"As ambulâncias estão transportando os feridos para centros médicos. Toda a assistência necessária está sendo fornecida", afirmou. 15 pessoas, incluindo duas crianças, foram hospitalizadas. Oito delas estão em cuidados intensivos. 


Além disso, Gladkov afirmou que vários prédios residenciais, uma loja e uma planta industrial foram atingidos pelo ataque. Na localidade de Shagarovka dois prédios residenciais e um carro foram afetados.

As mídias locais detalham que o ataque atingiu um centro comercial. As janelas do edifício foram quebradas e a fachada foi danificada. Além disso, os carros estacionados nas proximidades foram danificados.

De acordo com os relatórios, os ataques atingiram um estádio de uma escola e as proximidades de uma creche.

Marina Akhmedova, membra do Conselho de Direitos Humanos, foi quem confirmou a morte de um bebê de quatro meses como resultado do bombardeio.

Na esteira dos acontecimentos, o governador da província de Kursk, Roman Starovoit, e o prefeito da cidade homônima, Igor Kutsak, expressaram suas condolências aos cidadãos de Belgorod e lhes ofereceram sua ajuda.

Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que os sistemas antiaéreos impediram um ataque ucraniano com lançadores de foguetes múltiplos RM-70, destruindo 14 projéteis sobre a província de Belgorod.


Rússia abordará o ataque contra Belgorod perante organismos internacionais

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, qualificou o ataque ucraniano em Belgorod como um ato terrorista. Ela declarou que Moscou levantará a questão às organizações internacionais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.

Recentemente, Belgorod foi alvo de vários ataques de Kiev, incluindo um bombardeio que deixou 25 pessoas mortas e mais de 100 feridas no dia 30 de dezembro.