Notícias

Cientistas russos fazem descoberta que pode revolucionar tratamento de câncer

Pesquisadores identificam propriedades inéditas da molécula IL-6 ligadas à leucemia.
Cientistas russos fazem descoberta que pode revolucionar tratamento de câncerGettyimages.ru / Westend61

Pesquisadores russos confirmaram que a molécula interleucina-6 (IL-6), essencial para o sistema imunológico, pode formar estruturas chamadas dímeros, que estão associadas ao desenvolvimento da leucemia linfocítica crônica (LLC), informou o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou à agência RIA Novosti.

Embora já se suspeitasse no início dos anos 2000 que a IL-6, normalmente encontrada como monômeros (moléculas individuais), pudesse formar dímeros no caso da LLC, a existência dessas estruturas havia sido sugerida apenas por dados indiretos.

Agora, os cientistas conseguiram comprovar esse fenômeno e descrever suas características. Os dímeros se formam quando duas moléculas de IL-6 se conectam, criando uma estrutura estável.

Importância do descobrimento

Segundo os cientistas, os dímeros e monômeros da IL-6 possuem propriedades biológicas diferentes. "Os dímeros podem bloquear a ação dos monômeros, resultando em efeitos complexos – a IL-6 pode tanto aumentar quanto suprimir inflamações", explicaram os pesquisadores.

Essa descoberta abre caminho para o desenvolvimento de terapias inovadoras focando em formas específicas de interleucina-6, oferecendo novas possibilidades para o tratamento de doenças, incluindo a LLC.