Notícias

Duas meninas e uma mulher morrem esmagadas enquanto buscavam pão

"O pão é a salvação para muitas famílias, frequentemente o único alimento disponível. Agora, até isso está se tornando inacessível", declarou o Programa Mundial de Alimentos da ONU.
Duas meninas e uma mulher morrem esmagadas enquanto buscavam pãoGettyimages.ru / Ashraf Amra / Anadolu

Duas meninas e uma mulher morreram esmagadas na sexta-feira durante um tumulto em uma padaria na Faixa de Gaza, onde multidões se aglomeravam em busca de comida em meio à grave crise alimentar no território, informou o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA).

Segundo a agência AP, os corpos das duas meninas, de 13 e 17 anos, e da mulher de 50 anos foram levados ao Hospital Al Aqsa, em Deir al-Balah, na região central de Gaza. Um médico confirmou que elas morreram esmagadas no local, lotado devido à escassez de alimentos.

Com o aumento dos ataques israelenses ao território, o fluxo de alimentos para Gaza caiu drasticamente nos últimos dois meses, atingindo níveis críticos.

O PMA informou que está recebendo apenas 30% dos alimentos necessários para manter suas operações e alertou que a fome representa um "grave risco" para a população, que depende majoritariamente da ajuda humanitária.

Na sexta-feira, o PMA anunciou que todas as padarias na região central de Gaza tiveram que fechar devido à falta de suprimentos. "O pão é a salvação para muitas famílias, frequentemente o único alimento disponível. Agora, até isso está se tornando inacessível", declarou a organização, apelando às autoridades para que garantam condições de segurança para a entrega de ajuda humanitária.