O Brasil, Emirados Árabes Unidos e o Azerbaijão anunciaram nesta terça-feira a 'Missão 15 °C', um acordo com ações para conter o aquecimento global e reforçar a cooperação entre os países.
A parceria, apelidada de troika (trio), foi firmada por meio de cooperação entre a presidência da Conferências das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-28), em Dubai.
O anúncio foi formalizado pelo presidente da COP28, sultão Al Jaber, que afirmou que o mundo não pode mais "se dar ao luxo" de perder o momento de engajamento em torno da causa climática, informou a rede Al Jazeera.
Em mensagem enviada à cerimônia em que foi formalizada a aliança inédita, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da transição energética para fontes limpas, proposta pelo Balanço Global do Acordo de Paris.
"A ciência e a realidade, que já se impõe, são claras em nos alertar que ultrapassar a marca de 1,5ºC representa sério risco de interferência antrópica irreversível no sistema climático. Cabe a nós conectar os recursos de que a espécie humana dispõe para acelerar ação e ambição em compromissos climáticos", afirma Marina.
Segundo a ministra, o esforço conjunto entre os três países, iniciado em Dubai, resultará no redirecionamento de investimentos e das políticas públicas nos três países para a "eliminação progressiva dos combustíveis fósseis na matriz energética, a partir desta década, e para triplicar a capacidade de energia renovável, até 2030".