Notícias

China planta gigantesco cinturão verde de mais de 3.000 km para reverter desertificação

A medida faz parte do Programa Florestal dos Três Cinturões de Proteção, lançado em 1978, para combater a desertificação no norte do país.
China planta gigantesco cinturão verde de mais de 3.000 km para reverter desertificaçãoGettyimages.ru / Costfoto

A China atingiu um marco significativo em sua luta contra a desertificação ao concluir o plantio de um cinturão verde de 3.046 km de extensão ao redor do deserto de Taklamakan, anunciou a imprensa chinesa nesta quinta-feira.

A cerca verde, composta por árvores, arbustos e uma tecnologia de bloqueio de areia movida a energia solar, tem como objetivo combater a expansão do deserto.

Taklamakan, o maior deserto da China, conhecido como "Mar da Morte", está localizado no noroeste do país e é o segundo maior deserto de areia do mundo.

O projeto da barreira ecológica, que levou cerca de 40 anos para ser finalizado, visa garantir a estabilidade da produção agrícola, proteger a infraestrutura local e gerar novas oportunidades econômicas para a região.

Este bloqueio faz parte do Programa Florestal dos Três Cinturões de Proteção do Norte da China, considerado o maior programa de reflorestamento do mundo, lançado em 1978 e com conclusão prevista para 2050.

Desde o início do projeto, a China expandiu sua área de florestamento em 32 milhões de hectares. A expectativa é que o programa cubra mais de 4 milhões de quilômetros quadrados em 13 regiões até o seu término.