Notícias

Nos EUA, denunciam "grave ameaça à segurança nacional" e pedem que Biden desclassifique

O presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Johnson, disse à mídia que os norte-americanos "não têm nada com que se alarmar".
Nos EUA, denunciam "grave ameaça à segurança nacional" e pedem que Biden desclassifiqueGettyimages.ru / Yasin Ozturk/Anadolu

O presidente do Comitê Seleto da Câmara dos Deputados dos EUA, o republicano Mike Turner, divulgou nesta quarta-feira "informações sobre uma séria ameaça à segurança nacional" aos membros do Congresso, informaram as contas de mídia social do comitê.

A natureza da ameaça não é especificada, mas o anúncio é acompanhado de um pedido para que o presidente Joe Biden "desclassifique as informações sobre essa ameaça".

"Solicito que o presidente Biden desclassifique todas as informações relacionadas a essa ameaça para que o Congresso, a administração e nossos aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a essa ameaça", detalhou Turner. É uma "ameaça estrangeira em potencial", de acordo com relatos da mídia dos EUA.

O presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Johnson, disse à mídia que os norte-americanos "não têm motivo para ficarem alarmados". "No mês passado, enviei uma carta à Casa Branca solicitando uma reunião com o presidente para discutir uma questão séria de segurança nacional que é confidencial", disse.

A esse respeito, ele observou que "uma reunião sobre essa questão está agendada para amanhã no Capitólio". "Vou pressionar o Governo para que tome as medidas adequadas e todos possam se sentir seguros.

"E quero garantir ao povo norte-americano que não há necessidade de alarme público. Vamos trabalhar juntos para resolver essa questão, como fazemos com todas as questões sensíveis que são confidenciais. Além disso, não tenho a liberdade de divulgar informações confidenciais e, de fato, não posso dizer muito mais", explicou.

O assessor presidencial Jake Sullivan prometeu se reunir com os líderes do Congresso na quinta-feira para tratar do assunto e "determinar como agir em seguida".