Rússia revela quantos mísseis ATACMS derrubou em uma semana

Exército russo também destruiu bombas aéreas Hammer de fabricação francesa e JDAMs de fabricação norte-americana, entre outros tipos de armamentos.

Os sistemas de defesa aérea da Rússia derrubaram 10 mísseis ATACMS, de fabricação norte-americana, lançados pela Ucrânia nesta semana, informou, em comunicado, o Ministério da Defesa russo.

Segundo o comunicado, também foram abatidos "um míssil guiado de longo alcance Neptun; 15 bombas guiadas Hammer, de fabricação francesa; além de JDAM e dois foguetes HIMARS, ambos norte-americanos; e 353 drones".

O ministério informou ainda que 34 militares ucranianos foram capturados nesta semana, sendo que 17 se renderam na região russa de Kursk.

Na semana passada, a Ucrânia realizou ataques com mísseis balísticos de longo alcance ATACMS, dos Estados Unidos, e mísseis de cruzeiro Storm Shadow, de origem britânica, contra alvos em território russo.

Em retaliação, os militares russos lançaram um míssil Oreshnik, equipado com ogivas convencionais, contra uma fábrica do complexo militar em Dnepropetrovsk.

O Oreshnik é um novo míssil balístico de alcance intermediário, capaz de atingir seus alvos em velocidade hipersônica de Mach 10, o que equivale a quase três quilômetros por segundo.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na quinta-feira que, desde o lançamento do míssil balístico Oreshnik, as tropas de Kiev usaram o ATACMS duas vezes em ofensivas contra a região russa de Kursk, causando "danos mínimos".