
Joe Biden aprova pacote de US$ 680 milhões em armas para Israel

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma venda de armas no valor de US$ 680 milhões para Israel, segundo informações do Financial Times publicadas na quinta-feira (28).
A publicação, de acordo com fontes, sugere que o acordo pode ter sido uma das razões para o governo israelense aceitar um cessar-fogo com o movimento xiita Hezbollah.

O pacote de armamentos inclui munições teleguiadas de precisão JDAM (Joint Direct Attack Munition) de 910 quilos, além de versões mais leves dessas armas.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou no início desta semana que um dos três principais motivos para o cessar-fogo foi o reabastecimento de seus arsenais.
"Esses atrasos [na entrega de armas] serão resolvidos em breve. Receberemos suprimentos de armamentos avançados que manterão alguns de nossos soldados em segurança e nos darão maior capacidade de ataque para concluir nossa missão", declarou o líder israelense.
Autoridades norte-americanas, no entanto, negam qualquer relação entre o cessar-fogo e a aprovação da venda de armas.
Referindo-se às declarações de Netanyahu, um membro do governo Biden afirmou ao The Times of Israel que "além do carregamento das bombas de 910 quilos, não há atraso ou interrupção na ação. Simplesmente não há".